terça-feira, 1 de junho de 2010

DESAFIO DE PORTUGUÊS

Conta-se que um soldado de Napoleão foi pedir-lhe clemência, porque fora condenado à morte.
Napoleão entregou-lhe um bilhete e disse:
- Leve esta mensagem ao tribunal. A sorte está em suas mãos.
Ansioso o soldado abriu o seguinte bilhete:




Felizmente o soldado descobriu a solução e livrou-se da condenação de morte. Diga qual foi a alteração feita no bilhete que o livrou da morte?

DIÁRIO DE LEITURA



Aluna: Cristielen Rech
Turma: 304
Conto: O Fisco
Autor: Monteiro Lobato
A obra descreve a localidade e os habitantes do Brás em São Paulo.
Conta a história de um menino muito pobre que sonhou ser engraxate e conseguir tirar sua família da miséria. Com uma escova e um resto de graxa foi para o parque Anhangabaú engraxar sapatos. Mas, logo no primeiro freguês, foi surpreendido por um guarda que lhe pediu se tinha licença para trabalhar. O menino não sabia dessas formalidades, para um indivíduo poder trabalhar. No mesmo instante levou uns tapas, além de ter que pagar uma multa muita cara. Isso causou mais transtornos para a família que era muito pobre.
Observou-se que o guarda se aproveitou da inocência do menino, agiu desonestamente para ganhar dinheiro.
Concordo com o autor que muitas vezes alguns policiais se aproveitam de sua autoridade, para conseguir o que querem. Observa-se com frequência nos noticiários.
O personagem do livro tentou exercer uma profissão digna, mas foi impedido por uma autoridade. Se ele estivesse roubando ou fazendo outra coisa ilegal, será que o guarda teria impedido?
As ideias importantes que aparecem destacadas pelo autor são: a pobreza no Brás, a falta de oportunidades para as pessoas pobres e o abuso de autoridade dos policiais.
Uma questão que pode ser levada para debate é a violência utilizada em algumas situações por alguns policiais. É de fato necessária essa violência?